quarta-feira, 7 de março de 2012

. Sustentabilidade e Consumo: Agir Localmente, Pensar Globalmente

  • Nosso Planeta, Nossa Casa Nossa única casa... O impacto da ação do homem no meio-ambiente é cada dia mais visível em nosso planeta. É impossível ignorar os sinais que a natureza vem nos apontando diariamente. Os fatos desmentem qualquer tentativa de dissimular o que vem acontecendo, o aquecimento global não é mais uma previsão de um futuro remoto, é uma realidade hoje. 
  • O Pior dos Sinais Vários fatores indicam que nosso planeta está aquecendo, com conseqüências imprevisíveis para todas as espécies que habitam nosso planeta. A cada dia verificamos mais sinais inquietantes da mudança climática que nosso planeta está vivendo. Os dados são assustadores e mesmo assim, não conseguimos agir para mudar este quadro.
  • As Mudanças nos Afetam Algumas pessoas e organizações acreditam que somente os animais irão sofrer com o aquecimento pois o homem como ser tecnológico será capaz de superar as dificuldades como já o fez ao longo de sua história. É um terrível engano, dependemos da natureza diretamente para a nossa sobrevivência: O cultivo de alimentos é realizado no solo e depende do regime de chuvas e da temperatura; A água potável já é escassa em nosso planeta pois equivale a um pequeno percentual da água existente no mundo; O ar que respiramos não é renovável e todas as substâncias tóxicas que produzimos é lançada nele... 
  • O Desenvolvimento Sustentável Para diminuir a pressão do nosso consumo sobre o meio ambiente, é preciso pensar em um desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade significa consumir somente o que precisamos, produzir com responsabilidade ambiental e preservar as áreas vitais para as gerações futuras.
  •  Qual é o Nosso Papel? A ação ambiental é necessária em cada indivíduo que habita nosso planeta e nenhuma iniciativa, por mais simples que possa parecer, pode ser dispensada. A responsabilidade de cuidar do ambiente é de todos nós, e precisamos pensar em como pequenas mudanças em nossas ações cotidianas podem fazer muita diferença. Podemos fazer a diferença...
  • O Conceito de Sustentabilidade A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, a partir do reconhecimento que os recursos naturais são finitos.
  • Qualidade de Vida e Sustentabilidade Uma sociedade sustentável seria aquela que: Conservasse a biodiversidade e o sistemas de suporte à vida; Assegurasse que o uso dos recursos renováveis fosse sustentável e que a degradação dos recursos não-renováveis fosse minimizada; Se mantivesse dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas.
  • Outros Conceitos Importantes Capacidade de carga: busca avaliar a quantidade de seres vivos que um ecossistema pode sustentar; Pegada Ecológica: área de terra e água ecologicamente produtiva que se necessita para proporcionar os recursos energéticos e materiais consumidos e absorver todos os resíduos gerados por esta população; Linha de Dignidade: a vida digna como contraposição ao conceito de vida mínima, considerando que uma sociedade deve prover mais do que bens materiais para ser considerada desenvolvida.
  • Carbon Free O plantio de árvores com finalidade de diminuição dos níveis de concentração de CO 2 na atmosfera é uma das possibilidades que são consideradas hoje em dia, através de programas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Portanto, reciclar o carbono é uma atividade que anula os efeitos de uma determinada quantidade de emissão, sobre qualquer parte do mundo.
  • Razões para Pensar Globalmente
  • E Agir Localmente
  • Mais Consciência, Menos Consumo Estima-se que um quinto da humanidade tem um estilo de vida caracterizado pelo consumo excessivo, três quintos vivem de forma equilibrada e o último quinto vive mal, sem atendimento das necessidades básicas.
  • O Consumo Sustentável Ser ecologicamente seletivo nas compras; adquirir produtos de empresas responsáveis que tenham processos de gerência ambiental; Diminuir a produção do lixo por meio do incentivo a processo produtivos mais racionais; Valorizar a reutilização e reciclagem dos produtos. Agenda 21
  • O Consumo Responsável “ O recente surgimento, em muitos países, de um público consumidor mais consciente do ponto de vista ecológico, associado a um maior interesse, por parte de algumas indústrias, em fornecer bens de consumo mais saudáveis ambientalmente, constitui acontecimento significativo que deve ser estimulado em todos os países”. Agenda 21, Capítulo 4, 1997.
  • Novas Formas de Consumir Em diversas partes do mundo celebra-se o Buy Nothing Day – Um dia sem compras , como protesto e alerta para a urgência em mudarmos hábitos e comportamentos. O consumo é fundamental à vida, o consumismo desequilibra a vida. Tomar partido do consumo consciente, é uma questão de sobrevivência.
  • Indústria têxtil Problema = tinturaria Supermercados Problema = desperdício das sacolas plásticas, papelão, produtos perecíveis, etc. Escritórios e repartições públicas Problema = alto consumo de energia, água, copos descartáveis, papéis Clínicas médicas e odontológicas Problema = descarte dos resíduos Lojas de baterias automotivas Problema = descarte das baterias Construtoras Problema = Descarte dos resíduos da construção civil (entulho)
  • Indústria têxtil Problema = tinturaria Supermercados Problema = desperdício das sacolas plásticas, papelão, produtos perecíveis, etc. Escritórios e repartições públicas Problema = alto consumo de energia, água, copos descartáveis, papéis Solução = tratamento químico do resíduo líquido Solução = coleta seletiva, doação de alimentos Solução = Implantação da ISO 14.000 (Gestão e Educação Ambiental)
  • Clínicas médicas e odontológicas Problema = descarte dos resíduos Lojas de baterias automotivas Problema = descarte das baterias Construtoras Problema = Descarte dos resíduos da construção civil (entulho) Solução = Contrato com empresas para coletar e tratar o lixo hospitalar Solução = Contrato com empresas para coletar e tratar o resíduo (como o lixo hospitalar) Solução = Gestão dos resíduos (lei municipal 11.176)

Um comentário: