sábado, 30 de junho de 2012

Críticas internacionais sobre a Rio+20

The Guardian: Um dos mais importantes diários britânicos, o The Guardian enviou o repórter Jonathan Watts ao Rio. E colocou, em material de capa, a chamada Ban Ki-Moon convoca líderes mundiais a agir pela sustentabilidade. O periódico destaca que o secretário-geral da ONU considera que a carta de intenções da Rio+20 será "um mero pedaço de papel" se os líderes não agirem.
The New York Times: O New York Times, que deu espaço interno e não grande para o encontro, destacou a ausência de pesos-pesados da política no encontro de chefes de Estado no Rio, como o americano Barack Obama, o britânico David Cameron e a alemã Angela Merkel, "mais preocupados com as suas políticas nacionais e a desordem financeira que prevalece na Europa".
Le Monde: O diário fracês conclui que "não há muito a esperar". O periódico destaca a falta de consenso político entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os políticos da ONU teriam optado por destacar temas da moda, como o aquecimento global e a economia verde, em vez de se concentrar em pontos mais importantes, como a poluição do ar e da água.
The Washington Post: O jornal publicou uma reportagem cuja manchete é Enquanto a cúpula do Rio discute, americanos assistem ao meio ambiente se deteriorar. Pesquisa feita pelo jornal mostra que seis em cada 10 norte-americanos acreditam que a humanidade piorou as condições do ambiente. O jornal considera que a Rio+20 produziu "pouca substância e compromissos abstratos".
EL PAÍS: Franco Barón, enviado especial ao Rio de Janeiro pelo importante diário espanhol, fez uma série de reportagens, com destaque para a "inexistência de avanços" na cúpula no Brasil. O jornalista afirma que as 49 página dos documento final elaborado na última terça-feira não mostram passos decisivos para proteção dos oceanos ou financiamento de políticas de desenvolvimento sustentável.
Le Figaro: O diário conservador francês Le Figaro publicou chamada na capa com o título Brasil, um líder sem influência do Rio+20. A reportagem diz que a diplomacia brasileira está desesperada para costurar um acordo, mas se mostrou incapaz de assumir o papel de liderança esperado. O documento foi considerado pelas delegações da União Europeia "desprovido de ambição".
Fox News: A rede de televisão dos EUA, não deu importância à conferência. Limitou-se a reproduzir, em seu site, notícia de agência Associated Press intitulada Grande cúpula de meio ambiente da ONU é aberta no Rio. A notícia destaca que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considera tímidos os avanços no meio ambiente.


                             Jean Vitor Henzel, 7º Série

2 comentários: