terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dúvida Líquida: Beber ou não beber líquidos às refeições? Não existe resposta pronta mas é possível sempre fazer o melhor.


A ingestão de líquidos é essencial à vida humana, em especial a água. Porém, muitas dúvidas surgem quando  se questiona sobre a ingestão de líquidos junto com as refeições. Mesmo entre os estudiosos não há um consenso único sobre esse procedimento, porém algumas considerações importantes já são possíveis. A primeira é decorrente do fato de a ingestão de líquidos ser desfavorável a mastigação. Beber junto às refeições usualmente faz com que o indivíduo mastigue menos, por ser esse processo facilitando com que o líquido, resultando em maior consumo de alimentos e, por conseguinte, de energia (calorias).
BEBIDAS ÁCIDAS
Um estudo com adolescentes ingleses obesos indicou que apenas o ato de mastigar mais os alimentos, já promove a perda de peso corporal,uma vez que a mastigação envia um estímulo de saciedade ao cérebro, algo que é feito paulatinamente. Assim , mastigar bem os alimentos e de forma tranquila, sem pressa, é um coadjuvante na sensação de saciedade e no controle do peso corporal.
BEBIDAS GAZEIFICADAS
Em termos de efeito gastrointestinal resultante das bebidas carbonatadas (refrigerante, bebidas esportivas,etc.,gazeificadas com gás carbônico), alguns estudos apontam o efeito positivo, enquanto outros reportam efeitos negativos. O que existe de concreto nas evidências científicas atuais é que há interação entre dióxido de carbono e a cavidade oral, o esôfago e o estômago.
Nessa área ainda são necessários mais estudos, especialmente de intervenção e comparativos, que permitian compreender com clareza como as bebidas carbonatadas afetam o processo digestivo dos seres humanos.
QUANDO TOMAR LÍQUIDOS
  • Para não precisar tomar líquidos junto com as refeições, basta saciar a sede nos intervalos.
  • Beba 1 a 2 copos de água em jejum. 
Beba água entre as refeições. Até uma hora antes, tempo suficiente para sua absorção ou duas horas depois, tempo mínimo necessário para esvaziar o estômago após o almoço ou desjejum.


                                                                                         Postado por Taline

Nenhum comentário:

Postar um comentário