quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que é gordura hidrogenada?

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da linguiça, da picanha, etc... Como não existe gordura no mundo vegetal -somente óleos- foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.
Alguns alimentos que contem gordura hidrogenada:

  • Biscoitos: praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer; chips;
  • Batata-frita: tanto os de pacote quanto os de Fast-food;
  • Tortas e bolos prontos e semi prontos;
  •  Pães principalmente os de massa doce;
  • Pães de forma, a maioria;
  • Sorvete: a maioria, até mesmo os chamados light. O sorvete hidrogenado é mais espumoso;
  • Chocolate: cuidado com os diet, pois são os piores;
  • Leite: os achocolatados prontos;
  • Margarina: quanto mais dura, pior;
  • Requeijão: os que são muito cremosos;
  • Pipoca de microondas;
  • Temperos prontos em tablets  ou em pó.


                                                                       Suzane Luiza Schuster 7 °

5 comentários:

  1. O aborto é coisa seria
    Aborto é uma coisa que não pode ser normalmente justificada: Justificar o aborto com o direito á vida, e fazer o direito retornar ás suas origens. Cada pessoa é um ser, um laboratório vivo por si mesmo. A vida é feita de escolhas podemos fazer tanto o bem quanto o mal. Se escolhemos abortar, estamos negando a alguém, o direito de crescer e viver. O aborto deve realmente ser considerado um crime? Ou será que crime é deixar que uma criança nascer sem um mínimo de estrutura e segurança? Muitas mulheres praticam o aborto por não terem meios de sustentar uma criança e fazê-la ter uma vida digna. Porém poucas parecem estar interessadas no sofrimento que essas crianças sofrerão. Matar é crime e abortar é matar. Mas esta questão não é tão linear assim, afina todas as mulheres que abortam são assassinas? Com certeza não. Porém a falta de condições financeiras não é o único motivo pelo qual as mulheres abortam. Gravidez acidental pode também ser um motivo. O aborto deve sempre ser bem pensado porém sempre haverá pessoas que o farão sem o mínimo de cuidado ou higiene. Legalizado ou não o aborto continuará sendo realizado, já é hora de dar alguma segurança as mulheres que abortam, portanto os abortos sempre existirão então, porque faze-los de forma quase “animalesca”?

    Cristiane Sossmeier 7*

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  2. Função do Sistema Nervoso
    O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
    A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
    As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
    Neurônios: células nervosas
    Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio.
    No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.
    Os dendritos são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.
    O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
    Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dendritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.
    Sistema Nervoso
    Divisão Partes Funções gerais
    Sistema nervoso central (SNC)
    Encéfalo
    Medula espinal Processamento e integração de informações
    Sistema nervoso periférico (SNP)
    Nervos
    Gânglios Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas...)
    Sinapses:transmissão do impulso nervoso entre células.
    Um impulso é transmitido de uma célula a outra através das sinapses. A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície de outras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.
    As terminações de um axônio podem estabelecer muitas sinapses simultâneas.
    Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das células que fazem sinapses estão muito próximas, mas não se tocam. Há um pequeno espaço entre as membranas celulares (o espaço sináptico ou fenda sináptica).
    Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axônio da célula pré-sináptica, ocorre liberação, nos espaços sinápticos, de substâncias químicas denominadas neurotransmissores ou mediadores químicos, que tem a capacidade de se combinar com receptores presentes na membrana das célula pós-sináptica, desencadeando o impulso nervoso.Esse tipo de sinapse, por envolver a participação de mediadores químicos, é chamado sinapse química.
    Os cientistas já identificaram mais de dez substâncias que atuam como neurotransmissores, como a acetilcolina, a adrenalina a noradrenalina
    Impulso Nervoso
    Sinapses Neuromusculares
    A ligação entre as terminações axônicas e as células musculares é chamada sinapse neuromuscular e nela ocorre liberação da substância neurotransmissora acetilcolina que estimula a contração muscular.
    Sinapses Elétricas
    Em alguns tipos de neurônios, o potencial de ação se propaga diretamente do neurônio pré-sináptico para o pós-sináptico, sem intermediação de neurotransmissores. As sinapses elétricas ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronização de certos movimentos rápidos.

    Cristiane Sossmeier 7*

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  3. Bullying:

    Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.
    A palavra “Bullying” é de origem inglesa.
    No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.
    Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com conseqüências sérias, tanto para vitimas, quanto para agressores.
    As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vitima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.
    Entre os meninos, os tipos de vitimação são mais de cunho físico. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vitimas.
    Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.
    As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro, sobretudo com alunos de 5ª e 6ª série.
    Tanto vitimas, quanto agressores podem sofrer conseqüências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal em potencial, e a vitima é esquecida.
    O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.
    Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhadas para atendimento psicológico.

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  4. Alimentação saudável

    Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita.
    Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável?

    O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo. Ele não sabe distinguir se a deficiência energética é porque desejamos ter um corpo mais bonito ou se esperamos ficar mais saudáveis.

    Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Você sentirá vontade de devorar o mundo e comer tudo que vê pela frente, não é verdade? Nada mais natural, já que o nosso organismo entende que devemos nos preparar para a próxima restrição, armazenando uma parte do que ingerimos, o que dificulta o emagrecimento.

    O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você, definitivamente não é alimentação saudável e não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção.
    Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 20 dicas para que possa ter uma alimentação saudável e uma vida melhor.

    Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
    2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
    3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
    4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
    5. Não belisque entre as refeições.
    6. Esqueça dos salgadinhos e da bolacha recheada.
    7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
    8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
    9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
    10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
    11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
    12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.
    13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
    14. Não repita a refeição.
    15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
    16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
    17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
    18. Prefira sucos naturais.
    19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
    20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

    Cristiane Sossmeier 7*

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  5. De acordo com a última pesquisa do IBGE de orçamentos familiares, mais de 90% dos brasileiros, principalmente os jovens, consomem menos frutas do que é recomendado pelo Ministério da Saúde.

    Qual seria o motivo desse baixo consumo e o que fazer para reverter esses dados?
    Podem ser inúmeros os motivos, como por exemplo: questão de hábito, os pais não incentivarem desde cedo à importância de comer frutas diariamente, por não ter a fruta à disposição, por preguiça de ter que cortar, descascar, desinteresse em experimentar diferentes tipos de frutas, ou simplesmente por não gostarem, ou ter algum tipo de intolerância, o que é mais raro.

    De acordo com o guia da pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira é indicado o consumo de 3 a 5 porções do grupo das frutas diariamente. Essa recomendação deve ser atingida diariamente para que se obtenham os benefícios que as frutas proporcionam a saúde, vejam alguns:

    - A frutas possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc.
    - São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola, goiaba, etc. Outras possuem beta caroteno (precursor da vitamina A), como a manga, caqui, mamão, etc. Além destas e outras vitaminas tem também os minerais que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro por exemplo.

    - As frutas possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.

    - O processo de digestão das frutas é mais rápido, pois possuem pouca gordura, sendo então rapidamente absorvidos os nutrientes, evitando com que você sinta aquela sensação de moleza após consumir alimentos.

    Agora veja Alguns problemas que os jovens podem enfrentar se não consumirem a ingestão adequada das frutas:

    Aumento de peso - As frutas são alimentos com poucas calorias, que geralmente os jovens substituem por alimentos muito calóricos, como doces, salgados, guloseimas que colaboram com o aumento de peso.

    Deficiência de vitaminas e minerais - Para ter cabelos, pele, unhas com saúde e também outros aspectos ligados a beleza, aparência física é importante consumir a quantidade de vitaminas e minerais adequada.

    Mau desempenho na atividade física - As frutas podem ser uma ótima fonte energética para praticantes de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes principalmente na forma de frutose, o açúcar das frutas. Quanto maior a variedade, maior será o aporte de diferentes tipos de vitaminas e minerais, tão essenciais para um bom desempenho e saúde.

    Deficiência no crescimento - Todas as mudanças necessárias que ocorrem nessa fase, como a produção de hormônios, faz com que as necessidades nutricionais dos adolescentes sejam diferenciadas, e com certeza o consumo de frutas irá completar essa necessidade, devido as suas propriedades.

    Memória fraca - Algumas vitaminas atuam no sistema nervoso central, garantindo um bom desempenho do cérebro, isso favorece uma boa memória e agilidade para resolver situações.

    Sistema imunológico debilitado - Para um sistema imunológico fortalecido, que proporcione uma boa defesa para o seu organismo é fundamental atingir a recomendação de frutas diariamente.

    É preciso criar o hábito de comer frutas, isso pode acontecer aos poucos. Os jovens podem começar a observar quais as frutas de sua preferência e incluir pelo menos uma porção diariamente, que pode ser num lanche ou de sobremesa após a refeição por exemplo. E aos poucos aumentar para duas porções por dia, provar tipos diferentes e assim por diante.

    Cristiane Sossmeier 7*

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